Home
Redação em

SMS com cobrança de taxa de importação é falso e usa nome dos Correios

Tempo de leitura: 3 minuto(s)

Milhares de brasileiros caem em golpe do falso SMS dos Correios: "pedido barrado na alfândega" era isca. Leia o artigo, entenda como funciona e como evitar o golpe.

Falso SMS Correios com cobrança de taxa

Mensagem falsa Correios SMS

Se você recebeu um SMS semelhante ao mencionado acima, cuidado, pois criminosos virtuais estão enviando mensagens para milhares de brasileiros com o objetivo de causar prejuízos. Os textos, números de envio das mensagens e os links podem variar, mas o padrão geral é como o exemplificado abaixo:

"CORREIOS: Seu pedido foi temporariamente retido. Para saber mais, clique no link..."

A prática consiste em atrair vítimas através de uma mensagem que desperta curiosidade, utilizando a credibilidade dos Correios e links que direcionam os usuários para páginas similares ao site oficial dos Correios.

Portanto, se você recebeu ou venha a receber algum tipo de mensagem, via WhatsApp, SMS ou E-mail que mencione sobre uma suposta taxa de cobrança alfandegária/importação, ignore e utilize o site oficial dos Correios para verificar se você realmente precisa pagar por algo.

Veja um outro exemplo de mensagem falsa recebida por usuário, a partir de números como: 29578, 27184, 29379 e 23138 . O texto muda um pouco, o link e o número podem variar, porém trata-se da mesma prática.

CORREIOS: Informamos que seu pedido foi barrado pela fiscalizacao alfandegaria. Para mais informacoes, acesse:"
SMS Correios - 29379

Comunicado oficial dos Correios sobre o novo golpe

Em nota, via redes sociais, o perfil oficial dos Correios (@correiosoficial) alertou sobre o golpe e orientou os clientes a não clicarem em nenhum link recebido via SMS. Veja o comunicado na íntegra:

comunicado-nota-oficial-correios.png
🚨 Diariamente, muitas mensagens eletrônicas falsas são enviadas utilizando indevidamente o nome dos Correios e informando sobre a tentativa de entrega de uma encomenda. Esses conteúdos podem esconder intenções criminosas para a realização de fraudes online.⁣ ⚠️⁣ Por isso, se você recebeu alguma mensagem em nome dos Correios através do WhatsApp e suspeita de golpe, não abra arquivos ou clique em links. ❌📲💻 Em caso de dúvidas sobre a veracidade de uma mensagem atribuída à empresa, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou utilize o Fale Conosco, no site dos Correios.⁣

Entenda como funciona o novo golpe de SMS que utiliza o nome dos Correios

  • O esquema do SMS fraudulento dos Correios começa com o recebimento de uma mensagem de texto, o número que envia a mensagem pode variar, informando que uma compra internacional (da China) foi retida pela alfândega e requer um pagamento para liberar o produto;
  • O SMS inclui um link que encaminha o usuário para um site falso que replica a página oficial dos Correios;
  • Ao acessar o link, a pessoa é redirecionada para uma página de rastreamento falsificada, exibindo um número de rastreamento fictício ou o próprio código de rastreio consultado, com a indicação de que o pedido foi retido na alfândega;
  • Em seguida, a página solicita informações pessoais e bancárias para efetuar o pagamento da taxa via PIX.

Como evitar o novo golpe que utiliza o nome dos Correios?

Imagine que os criminosos enviam essas mensagens de forma aleatória para milhões de pessoas, e como muitas pessoas fazem compras em sites chineses como Shein, Shopee, Aliexpress e Temu, é natural que essas pessoas pensem realmente que se trata de alguma compra que tenham feito recentemente. Para evitar o golpe, basta ter alguns cuidados, que valem para tudo que você recebe via SMS ou E-mail.

  1. Desconfie de tudo que você receba via SMS, é muito comum que criminosos utilizem-se desse canal para aplicarem golpes, principalmente se essas mensagens possuírem links;
  2. Antes de pagar qualquer coisa que seja cobrado por SMS, faça o movimento inverso, não clique no link recebido e vá ao site oficial dos Correios e procure as informações sobre o seu código de rastreio;
  3. Se as dúvidas permanecerem, ligue para a Central de Atendimento dos Correios pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 725 7282 (demais localidades).

Compartilhar artigo:

Baixe o nosso app e economize tempo.
Grátis e sem anúncios.

SiteRastreio é uma ferramenta alternativa.
Não temos vínculo com os Correios.